Exodontia (extração) de dentes inclusos

Dentes inclusos são aqueles que não erupcionaram (não saíram de dentro do osso) na boca e por isso sua exodontia (extração) exige um planejamento mais detalhado do que uma exodontia convencional (quando o dente está erupcionado). Quando os dentes estão inclusos podem trazer alguns prejuízos ao cliente como por exemplo a formação de cistos e tumores odontogênicos. Vamos explicar. Os nossos dentes são formados pela deposição de material mineralizado nos seus respectivos locais. Essa deposição de materiais mineralizados é feita por um tecido denominado “Capuz pericoronário”, vamos pensar como se fosse uma espécie de placenta do dente.

Quando o dente é formado e erupciona, esse capuz pericoronário é absorvido (processo normal), porém quando o dente permanece incluso, esse capuz continua dentro do osso junto com o dente. Como as nossas células estão em divisão constante e sendo submetidas a estímulo constante, essas células do capuz podem sofrer transformações císticas e tumorais, originando esses cistos e tumores odontogênicos, daí a necessidade da realização das exodontias.

Outro prejuízo que esses dentes inclusos podem causar é a fratura óssea onde estão (mais comum na mandíbula). Vamos explicar. Dependendo da posição do dente, este pode ocupar toda a estrutura óssea naquele local, deixando pouco ou quase nada de tecido ósseo para reforçar aquela área. Se o cliente recebe um trauma nesse local, pode ocorrer uma fratura.

Sendo assim, vemos como vantagem e indicação, as exodontias dos dentes inclusos, pois são procedimentos preventivos. Temos como diferencial em nossos atendimentos, além do procedimento ser limpo, seguindo todas as normas de biossegurança, sempre atendemos em dois cirurgiões, pois acreditamos que dessa forma, o cliente estará melhor assistido, tornando o procedimento o mais confortável possível.

Faça uma Avaliação

Agende através do nosso WhatsApp

© Buco Estomato. Todos os Direitos Reservados.