Pneumatização do Seio Maxilar Levantamento de Seio Maxilar

Obs: O seio maxilar é toda essa cavidade escura delimitada em vermelho
Obs: As setas em amarelo representam a força no sentido inferior que o ar exerce dentro do seio maxilar. Na ausência de dentes, ocorre esse fenômeno explicado no texto acima.

O seio maxilar é uma cavidade que fica localizada entre os ossos maxila e zigomático. Essa cavidade tem algumas funções como filtrar e aquecer o ar do ambiente que vai para os pulmões, absorver impactos frontais e amortecê-los, dentre outras.

Nessa cavidade deve-se ter somente a membrana sinusal (espécie de tapete que reveste internamente o seio maxilar) e ar que respiramos. Essa membrana é continua com a membrana que recobre internamente o nariz.

E o que a odontologia tem de relação com essa estrutura?

Pois bem, os dentes posteriores superiores (pré-molares e molares) têm suas raízes em íntimo contato com essa estrutura (seio maxilar) e por conta disso a presença ou ausência dessa relação pode alterar a anatomia do seio maxilar.

Quando temos todos os dentes na boca, o tamanho do seio maxilar é menor. É como se as raízes dos dentes posteriores superiores (pré-molares e molares) servissem de “suporte” para o assoalho (porção inferior) do seio maxilar. 

Quando perdemos esses dentes, o seio maxilar sofre um processo chamado Pneumatização, que nada mais é do que o aumento do seu volume em direção inferior em função da pressão que o ar exerce dentro dele (seio maxilar) quando respiramos. Interessante né?

É daí que mais uma vez a Odontologia entra em ação. Em casos de clientes que perderam seus dentes posteriores por vários motivos (cárie, fraturas e outros), e queiram instalar implantes no local, é necessário realizar uma técnica cirúrgica de reconstrução/enxerto ósseo chamada de Levantamento do Seio Maxilar. Lembra que falamos a pouco no texto que o seio maxilar cresce em sentido inferior? 

Essa técnica consiste em colocar osso dentro do seio maxilar em altura e espessura (como mostrado na imagem) com o objetivo de possibilitar a realização da instalação de implantes dentários nessa região em momento oportuno (normalmente aguarda-se 6 meses para realizar a instalação dos implantes).

Faça uma Avaliação

Agende através do nosso WhatsApp

© Buco Estomato. Todos os Direitos Reservados.